Tosse e Expetoração

A tosse é um dos sintomas mais comuns que encontramos na prática médica. Além de ser um sinal de uma possível doença das vias respiratórias, a tosse também é um vital mecanismo de defesa das nossas vias aéreas. Neste texto vamos explicar como surge a tosse e quais as suas causas.

Como surge a tosse?

A tosse é um reflexo das vias respiratórias que tem como objetivo liberar a passagem do ar para as vias aéreas. A tosse pode ocorrer de modo voluntário ou involuntário. Este reflexo pode ser estimulado por secreções, substâncias irritantes, fumaças, objetos estranhos, inflamações, infecções, etc.

O mecanismo do reflexo da tosse é bem complexo; vamos tentar explicá-lo de modo simples e objetivo.

Todo o epitélio (tecido) das vias respiratórias (pulmões, pleura, traqueia, laringe e diafragma) possui os chamados receptores da tosse, responsáveis por detectar qualquer insulto mecânico ou químico, como um objeto aspirado, presença de secreções, fumaças ou cheiros muito fortes, por exemplo. Estes receptores estão ligados aos nervos da laringe e, quando estimulados, levam esta informação diretamente para o cérebro. Toda vez que o cérebro recebe uma mensagem dos receptores da tosse, este a interpreta como um potencial perigo de obstrução das vias aéreas. O cérebro então manda de volta uma ordem às vias aéreas, fechando a glote e contraindo rapidamente os músculos da respiração, fazendo com que a pressão intratorácica se eleve rapidamente. Imediatamente após essa súbita elevação da pressão, a glote relaxa deixando sair este ar preso, que pode alcançar velocidades acima de 200 km/h, expelindo qualquer potencial obstrução à circulação do ar.

A tosse é, portanto, um mecanismo de defesa contra obstruções das vias aéreas, porém, muitos outros estímulos que não uma potencial obstrução podem ativá-lo. Além das vias aéreas, também existem receptores da tosse no esôfago, coração e estômago, fazendo com que diversas condições, como refluxo gastroesofágico, pericardite e insuficiência cardíaca, também possam ser causas de tosse.