Cuidado dos mamilos durante a amamentação

  1. Inicie a amamentação pelo mamilo menos dorido;

  2. Lave o peito apenas com água durante o banho ou duche. Os pequenos altos (glândulas de Montgomery) na sua aréola produzem um óleo que hidrata e protege os seus mamilos. O sabonete e o gel de banho podem eliminar este óleo natural, provocando secura e irritação;

  3. Não é necessário lavar a mama ou os mamilos antes de amamentar. Na verdade, as bactérias da superfície da sua mama podem ajudar a desenvolver o microbioma intestinal do seu bebé;

  4. Deixe secar algumas gotas de leite materno ou aplique uma pomada adequada hidratante/calmante (ex: de lanolina pura) no mamilo e auréola.

  5. Posteriormente poderá utilizar um protetor de mamilo, que a ajudará a evitar a frição das roupas, a reduzir o desconforto e a promover a cicatrização através da circulação do ar;

  6. Mude os protetores de seios com frequência se ficarem húmidos, para reduzir o risco de infeções bacterianas ou fúngicas, incluindo a candidíase mamária.

  7. Utilize almofadas de hidrogel que permitem um alívio refrescante e proteção para os mamilos;

  8. Evite aumentar os intervalos entre as sessões de amamentação para "descansar" os seus mamilos. O seu bebé necessita de mamar por livre demanda para se manter saudável e crescer bem. Lembre-se que a amamentação frequente desenvolve e mantém a sua produção de leite, por isso continue a amamentar, mesmo com alguma dor.

  9. Utilize um extrator de leite quando a dor não a permitir amamentar, aproveitado esse leite posteriormente para alimentar o seu bebé. Desta forma pode recuperar e prevenir que a situação agrave.

Apresentamos a seguir alguns dos produtos acima mencionados:

  


© 2022 Pharma4u. All Rights Reserved. Design by JM
Newsletter Pharma4u

Preencha os seus dados e clique em “Enviar” para receber directamente no seu mail todas as novidades e campanhas da Pharma4u.