Índice Botânico - B

Bálsamo-do-Peru
Aplicação tópica: Antisséptico; Analgésico e anti-inflamatório; Nas queimaduras e feridas; Em úlceras de decúbito; No hemorroidal.

 

 

 

 

Barbas de milho
Diurético; Útil em afeções geniturinárias, gota e edema; Na obesidade, em particular quando se verifica retenção de líquidos; Emoliente e reepitelizante; Nas afeções das mucosas.

 

 

 

Bardana
Efeito colerético; Anti-bacteriana e anti-fúngica; Digestivo e aperitivo; Diaforético (estimula a transpiração); Diurético; Adstringente; Na cistite e outras afeções geniturinárias; Externamente, em afeções dermatológicas (acne, seborreia, psoríase).

 

 

 

Beldroega
Anti-inflamatória; Depurativa; Diurética; Emoliente e refrescante; Vermífuga.

 

 

 

Berberis
O caule, a casca da raíz e os frutos da berberis contêm alcaloides, incluindo a berberina.
Útil em infeções; Nas gripes; Antipirético; Estimula o peristaltismo intestinal; Em afeções hepatobiliares, esplénicas e renais; No reumatismo com ou sem hiperuricémia; Na litíase renal e biliar; Reduz a hipertensão e tem atividade cardiovascular.

 

 

 

Bétula
Utiliza-se as folhas e por vezes, cascas e gemas. As folhas têm um elevado teor em flavonóides, óleo essencial, taninos, vitamina C, ácidos fenólicos resinas e sais minerais.
Útil nas infeções urinárias e na urolitíase; possui ação diurética; Adjuvante no tratamento do reumatismo; Evita a formação de pedras nos rins e bexiga.

 

 

 

Boldo
Acção colagoga; Aumento da secreção biliar e acção hepatoprotectora; Aumento da secreção gástrica; Útil em perturbações digestivas; Na disfunção hepática; Diurético; Na obstipação.

 

 

 

Bolsa-de-Pastor
Hemostático; No tratamento sintomático das menorragias e metrorragias leves; No caso de haver tendências para hemorragias; Na atonia uterina; Externamente, em feridas superficiais que sangram, em aplicação nasal quando o nariz sangra.

 

 

 

 

Borragem
As folhas e flores são ricas em mucilagem poliholósida, ácidos málico e silíco, flavonóides, antocianósidos, vestígios de óleo essencial, alantoína, alcalóides pirrolizidínicos e taninos. O óleo das sementes é constituído principalmente por ésteres de ácidos gordos insaturados, em particular o ácido γ-linolénico (ómega 6), fitoesteróis e carotenóides. Assim as flores e folhas apresentam as seguintes propriedades: Nas afeções das vias respiratórias: constipações, gripes, inflamações orofaríngeas e bronquites; Nas inflamações geniturinárias; Ação diurética. O óleo das sementes apresenta as seguintes propriedades: Útil na hipercolesterolémia; No síndroma pré-menstrual; Transtornos do climatério; Em afeções dérmicas; Favorece o rejuvenescimento cutâneo; Regulador hormonal.

 

 

Borututu
É constituída por quinonas, catequinas, polióis e bioflavonóifes. Apresenta as seguintes propriedades: em caso de colesterol elevado; em caso de hepatite; nas afeções do fígado e da vesícula; está também indicado em situações de esteatose hepática e icterícia; ação colerética, laxante e suavemente purgativa; Externamente, em caso de herpes, chagas e afeções da pele.

 

 

Boswellia
Ação anti-séptica e anti-inflamatória; Útil no reumatismo e na artrite reumatóide; Em infeções do aparelho respiratório e urinário; Externamente em furúnculos, feridas, dermatites (psoríase), mialgias e articulações dolorosas.

 

 

 

Bróculo
Os bróculos são ricos em glucorafanina, um tipo de glucosilato. Os glucosilatos são compostos secundários, à base de enxofre, com elevado interesse para a saúde humana, uma vez que auxiliam o fígado no seu trabalho de desintoxicação, para além de possuirem uma ação antimicrobiana.
Utilidade na prevenção e regressão das úlceras bem como na proteção das paredes do estômago e intestinos.

 


Bruco

Acção diurética; Útil em caso de litíase dos rins e da bexiga.

 


© 2024 Pharma4u. All Rights Reserved. Design by JM
Newsletter Pharma4u

Preencha os seus dados e clique em “Enviar” para receber directamente no seu mail todas as novidades e campanhas da Pharma4u.