Imprimir

Índice Botânico - F

Fava
As partes utilizadas são as sementes e a vagem. Os seus principais constituintes são os aminoácidos essenciais (triptofano, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, valina, leucina, isoleucina) e ácidos gordos (linoleico, oleico, palmítico). Apresenta as seguintes propriedades: Diurética; Antiespasmódico; Sedativo; Na hipertensão.

 

 

Feijoeiro
A parte da leguminosa utilizada é a vagem (pericarpo do fruto sem a semente). É constituída por sais do ácido guanidinamonovalérico, aminoácidos, sais minerais (destaque para o crómio), fibras celulósicas, flavonas, ácido silício e vestígios de heterósidos cianogénicos. Apresenta as seguintes propriedades: Diurético; Ligeiramente hipoglicemiante; Co-adjuvante em afeções urinárias; Na retenção de líquidos (edema, obesidade, hipertensão, gota, entre outras).

 

Figo
O figo é um fruto altamente energético, muito rico em açúcares, sais de ferro, cálcio, vitaminas e uma goma. A suas sementes contêm uma grande quantidade de mucilagens. É utilizado tradicionalmente como laxante, sendo por isso útil para o alívio da obstipação e também em irritações gastrointestinais, como a colite.

 

 

Fel da Terra
Também conhecida como centáurea, entre os principais constituintes temos, em primeiro lugar, os glucósidos amargos e depois, as resinas, os flavonóides, o magnésio e outros sais minerais, o óleo essencial e várias espécies de ácidos.
Para além de ser antipirética e cicatrizante, a planta é tónica, estomacal, laxante, depurativa do sangue, estimulante da secreção gástrica, anti-inflamatória, anti-artrítica, analgésica, carminativa e vermífuga. Combate úlceras, feridas e eczemas através de cataplasmas da planta inteira colocada em cima das partes doentes. Para uso interno pode ser extremamente útil nos casos de falta de apetite e anorexia, digestões pesadas, flatulências, insuficiência hepática, prisão do ventre, vermes intestinais, diabetes, etc. É também muito utilizada em preparados homeopáticos.

 

Feto-macho
É uma planta rica em iodeto e filicilina, esta última derivada do floroglucinol. A sua ação está concentrada na paralisação dos parasitas intestinais. Possui também propriedades anti-reumáticas e anti-inflamatórias. Geralmente a parte que é usada para esses fins é o broto ainda jovem. Outra forma de usar a planta é através da decocção das folhas. Ela serve para tratar feridas difíceis de sarar, abscessos, furúnculos, carbúnculos, chagas e é também usada contra dores reumatismais.
Apresenta as seguintes propriedades: Anti-parasitário; Vermífugo; Usado na papeira; Em casos de febre; Em hemorragias.

 


Fragária

Adstringente; Diurética; Útil em doenças dos rins e da bexiga; Na gota e na hiperuricémia; Na hipertensão arterial;
Em caso de edemas: Antioxidante; No reumatismo; Nas doenças hepáticas.

 

 

Framboeseiro
Os seus principais constituintes são os taninos (galhotatinos e elagitaninos), ácidos orgânicos, flavonóides, vitamina C e sais minerais. São utilizadas as folhas. Apresenta as seguintes propriedades: Ação adstringente; Ação cicatrizante; Ação anti-inflamatória.

 

 


Freixo

Diurética; Nos edemas; Uricosúrico; Na gota e hiperuricémia; Anti-inflamatório leve; Nas doenças inflamatórias reumatismais; Vasoprotector e venotónico; Laxante osmótico. Na gripe.

 

 

 


Fumária

Útil nas disfunções da vesícula, canais biliares e do contracto gastrointestinal; Como depurativo, no tratamento de fundo das dermatites; No reumatismo e na artrite; Diurético; Na asma.

 

 

 

Funcho
Utiliza-se principalmente o fruto e algumas vezes as folhas e raízes. Os frutos são constituídos por fitoesteróis, cumarina, óleo essencial, polissacarídos e proteínas. As folhas são constituídas por flavonóides e vestígios do óleo essencial, enquanto que as raízes são constituídas por cumarinas, sais minerais e vestigios de óleo essencial. Os frutos e o óleo essencial são úteis: nas cólicas gastrointestinais; Nas dispepsias (enfartamento e flatulência) leves; No catarro das vias aéreas superiores; Antissético; Em doses elevadas, emenagogos. As folhas apresentam uma ação cicatrizante e antissética, e as raízes têm uma ação diurética.