Índice Botânico
Índice Botânico - A
Abacateiro
Fruto e óleo essencial (topicamente) possui as seguintes propriedades: Ação protetora e regeneradora da pele; Evitam o envelhecimento da pele; Útil em inflamações cutâneas (eczemas, ictiose, etc.).
As folhas têm ação: Anti-microbiana; Adstringente; Útil nas diarreias; Nutritiva; Externamente, em inflamações orofaríngeas.
Abóbora
É constituída por óleos gordos com glicéridos de ácidos insaturados, fitoesteróis livres e combinados, γ-tocoferol, proteínas, aminoácidos, oligoelementos e pectinas. Apresenta as seguintes propriedades: Sintomas urológicos associados à HBP; Na bexiga irritável; Cálculos renais; Ação diurética; Ação emoliente; Ação laxativa; Ação vermífuga.
Açaí
Os estudos bioquímicos revelaram que o açaí é rico em fitoquímicos, especialmente polifenóis, tais como antocianinas, proantocianidinas e outros flavonóides. Devido à sua composição, o açaí demonstra uma forte capacidade antioxidante, anti-inflamatória e antiproliferativa. Leva à melhoria da função endoteliais, possui ação cardioprotetora, possui um efeito positivo nas condições crónicas como obesidade, diabetes, cancro e doenças neurodegenerativas.
Ácer
Substituto do açúcar: Desintoxicador e depurador; Redutor do excesso de peso.
Acerola
Os frutos possuem uma grande quantidade de flavonóides, vitamina C, vitaminas A, B1 e B6 e minerais como fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio. Apresentas as seguintes propriedades: Aumenta as defesas naturais; Ação antioxidante (vitamina C); Importante na formação de colagénio; Beneficia a absorção de ferro a partir da dieta; Protege o organismo contra as gripes e constipações; Em situações de maior debilidade física.
Active Seaweed (Combinação de Algas Castanhas)
Retenção hídrica; Celulite; Tensão arterial elevada ou sempre que seja benéfica a adoção de uma dieta pobre em sódio.
Agrimónia
As partes da planta mais frequentemente utilizadas são as partes aéreas, folhas e flores, usadas em infusões, decorações ou cataplasmas. Apresenta na sua composição: hidrocarbonetos aromáticos, polissacáridos e compostos fenólicos onde se incluem ácidos fenólicos, como o ácido silícico e o ácido salicílico, cumarinas, lactonas, flavonóides (quercetina), taninos, mucilagens e fitoesteróis. Tem actividade moderadamente colerética; Acção adstringente; Útil na diarreia moderada e inespecífica; Nas inflamações cutâneas e orofaríngeas; Topicamente, em feridas ulceradas e outras inflamações da pele.
Aipo
As partes utilizadas são os ramos, folhas, raiz, sementes. Na raiz encontram-se as essências que contém limoneno, manitol, sais minerais e açúcares. A parte aérea é rica em cálcio, fósforo, vitaminas (B, C, K), ferro, carotenóides, proteínas e carboidratos. Os frutos contêm substâncias corantes e oleorresinas. Apresenta as seguintes propriedades: Diurético; Anti-reumatismal; Anti-inflamatório geniturinário; Sedativo e espasmolítico; Eupéptico (promotor do apetite) e colerético; Útil na hiperuricémia e na gota.
Alcachofra
É constituída por cinaropicrina, cinarina (principal responsável pelas propriedades da alcachofra), ácidos aromáticos, flavonóides derivados da luteolina, mucilagem, pectina, inulina, fitosteróis e sais minerais. Possui ação hepatoprotectora; Benéfica na icterícia; Ação colagoga e colerética; Antioxidante; Propriedades digestivas; Benéfica nos excessos alimentares e alcoólicos.
Alcaçuz
É constituída por saponósidos triterpénicos, flavonas, triterpenos, esteróides, hidroxicumarinas, amido, oses e holósidos. Apresenta as seguintes propriedades: anti-inflamatório e espasmolítico; Útil em gastrites; Preventivo da úlcera péptica; Expectorante, mucolítico e anti-tússico; Nas bronquites; Antiviral e antifúngico; Externamente, em casos de dermatite.
Alcaravia
O óleo essencial é rico em terpenos tais como: carvona, dihidrocarvona, carveol, dihidrocarveol, limoneno, alfa e beta-pineno e sabineno; lípidos, ácidos gordos (oleico e petroselínico); flavonóides (derivados do kenferol e do quercetol); carboidratos e ácido cafeico. Útil em problemas dispépticos; Coriza (inflamação da mucosa nasal) e síndroma gripal associadas a inflamação orofaríngea e das vias respiratórias; Na anorexia; Afecções hepáticas e biliares; Externamente, o óleo essencial é utilizado em micoses e limpeza de feridas.
Alecrim
Utilizam-se as folhas e o óleo essencial. O óleo essencial é constituído de alfa-pineno, cânfora e eucalipto. Possui ainda flavonóides, ácidos polifenóicos e derivados do ácido cafeico (ácido rosmarínico), tatinos, constituintes amargos do tipo lactonas diterpénicas, ácidos e álcoois triterpénicos. Possui actividade colerética, colagoga, antiespasmódica e hepatoprotectora; Nas doenças dispépticas; Na anorexia; Nas digestões lentas e flatulência por disquinesia biliar; Externamente no reumatismo e nos problemas circulatórios.
Alfarroba
A polpa apresenta as seguintes propriedades: Anti-diarreico; Nos vómitos; Absorvente de toxinas;
As sementes apresentam as seguintes propriedades: Laxante; Coadjuvante em tratamentos de obesidade; Controla o apetite (cria uma sensação de saciedade); Hipoglicemiante hipocolesteromiante; Protector da mucosa intestinal.
Alfazema
Utilizam-se as folhas, flores, óleo essencial e a haste. é constituída por: acetato de linalila, ácido rosmarínico, cânfora, cineol, cumarina, fitosteróis, flavonóides, geraniol, limoneno, linalol, princípios amargos e taninos.
Possui as seguintes propriedades: Antiespasmódico; Útil em dispepsias; Na falta de apetite; Em casos de agitação e insónia; Externamente, em problemas circulatórios.
Alga Perlada
É constituída por mucilagem, o talo contém iodo, provitamina D e sais minerais. Apresenta as seguintes propriedades: Béquica (anti-tússica); Emoliente; Na obesidade e obstipação (ação laxante); No raquitismo (vitamina D); Fonte de iodo.
Algas Marinhas
São constituídas por oligoelementos e sais minerais, iodo, bromo, oligo-holósidos, constituintes amargos, vitaminas e pré vitaminas A e D, lípidos e fucosterol. Útil em dietas de emagrecimento; Inibem o apetite, pois causam uma sensação de saciedade; Em casos de fadiga e cansaço, pelos nutrientes que possuem; Facilitam o trânsito intestinal, graças à sua riqueza em fibras e mucilagens; Estimulante da tiróide, sendo útil em caso de hipofunção da glândula tiroideia; Externamente, em ulcerações dérmicas e hemorragias superficiais.
Alho
Possui na sua constituição aliinas, fructosanas, açucares redutores, compostos tiociânicos, sais minerais, saponina e vestígios de vitaminas A, complexo B e C. Apresenta as seguintes propriedades: Redutor das taxas de colesterol e de triglicéridos; Ajuda a baixar a tensão arterial (acção vasodilatadora); Ação antiagregante plaquetar; Promove a circulação sanguínea; Útil na arteriosclerose; Acção antibacteriana e anti-fúngica; Aumenta a resistência orgânica contra infecções; Útil em casos de gripe (com tosse, bronquite e faringite); Vermífugo intestinal.
Aloé Vera
O suco concentrado apresenta as seguintes propriedades: A presença de derivados antracénicos justifica a acção laxante, regularizando o trânsito intestinal; Útil na obstipação; Em doses baixas aumenta a produção de bílis; Possui constituintes com acção bactericida e fungicida, pelo que reforça o sistema imunitário; O seu elevado teor nutricional (aminoácidos, vitamina C e E e Zinco) é útil em dietas de emagrecimento; O gel (aplicação tópica) hidrata e nutre a pele em profundidade, sendo útil em casos de: Queimaduras e feridas; Eczemas; Psoríase; Protector solar; Na irritação da pele.
Alteia
São utilizadas as raízes, flores e folhas sendo constituídas por: mucilagem, pectina, asparagina, betaína, lecitina, fitosteróis, taninos, óleo essencial, flavonóides e amido.
Útil na tosse e bronquite; Indicada na irritação da mucosa oral e faríngea; Nas afecções digestivas (úlcera, gastrite e cólon irritável); Externamente, em queimaduras, abcessos, furúnculos e outros processos inflamatórios.
Amieiro Negro
É constituído por compostos antraquinónicos livre e sob a forma de heterósidos (frangulósidos), amido, matérias gordas, fitoesteróis, saponósidos e sais minerais.
Apresenta as seguintes propriedades: Purgativo; Na obstipação; Colagogo em doses baixas.
Ananás
É constituído por fibras, enzimas proteolíticas (bromelaína), glúcidos, sais minerais, vitaminas B, C e ácidos orgânicos (citrico, málico e tartárico) Possui as seguintes propriedades: Anti-celulítico; Anti-inflamatório; Útil em casos de entorses; Nas sinusites exsudativas; Nas inflamações osteoarticulares, musculares e do tecido subcutâneo; Útil em casos de hematomas.
Angélica
Possui cumarinas isoladas e numerosas furanocumarinas como a arcangelicina, o bergapteno ou a imperatorina. Possui também óleo essencial, constituído principalmente por hidrocarbonetos monoterpênicos (α β-felandreno, careno e α-pineno) e sesquiterpenos. Além disso, ácidos fenólicos, β-sistosterol e flavonóides. Apresenta as seguintes propriedades: Estimula as secreções gastrointestinais; Antimicrobiano e espasmolítico; Na anorexia; No desconforto digestivo, com sensação de enfartamento e flatulência; Nas gastrites e enterites; Externamente, em dores reumatismais.
Anis Estrelado
As partes utilizadas são os frutos e as sementes. O óleo essencial é constituído por: anetol, trans-anetol, monoterpenos (felandreno, limoneno, alfa-piuneno e linalol), aldeídos e cetonas anísicas, cineol, estragol e safrol, mucilagens, saponinas, açúcares, ácido orgânicos (siquímico e protocatéquico). Apresenta as seguintes propriedades: na perda de apetite; Nas dispepsias; Nas flatulências; Na tosse produtiva; Na bronquite; Externamente, em micoses.
Anis Verde
Apresenta as seguintes propriedades : digestivo e espasmolítico; Útil em problemas dispépticos (perda de apetite); Carminativo; Útil nas gripes, tosse e bronquite; Nas inflamações da boca e faringe; Externamente, nas micoses.
Aquilea
As flores, as folhas e os caules são utilizadas para fins medicinais devido aos componentes presentes. Normalmente a planta utilizada é colhida em flor. É constituída por: Óleo essencial (camazuleno, β-pineno, sabineno, 1,8 – cineol e β-cariofileno), Alcaloides (aquileína, betaína, betonicina, colina, trigonelina, moscatina), flavonóides (apigenina, artemetina, luteolina, quercetina ), lactonas sesquiterpénicas (aquilicina, aquilina, α-peroxiachifólida, leucodina, milefina, milefoide e proazulenos), triterpenos e esteróis, taninos, cumarinas, ácido salicílico e ácido ascórbico, poliacetilenos, carotenóides, proteína, resinas e carboidratos. Apresentas as seguintes propriedades: anti-inflamatória e anti-microbiana; Adstringente e cicatrizante; Propriedades espasmolíticas; Útil na falta de apetite; Nas dispepsias; Em hemorróidas, flebites e varizes; Externamente, em afeções ginecológicas, úlceras dérmicas, hemorroidal e queimaduras.
Arando ou Mirtilo
O fruto é constituído por: antocianinas, flavonóis, catequinas, taninos (proantocianidinas), ácidos fenólicos (hidroxibenzóico e hidroxicinâmico e seus derivados). São reconhecidas as seguintes propriedades: Anti-inflamatório e anti-hemorrágico; Na insuficiência venosa (aumentam a resistência e diminuem a permeabilidade capilar); Anti-séptico e adstringente; Antidiarreico e hemostático; Na retinite pigmentar e na miopia; Anti-diabético e hipoglicemiante; Nas infecções urinárias; Antifúngico.
Arando Vermelho
A sua composição é rica em compostos inorgânicos e orgânicos. Entre os inorgânicos destacam-se: a água, potássio, cálcio, sódio, fósforo, magnésio, ferro e iodo. Relativamente aos constituintes orgânicos, apresenta: glucose, frutose, proteínas, ceras, pectinas, vitaminas C, A, B1 e B2, ácidos orgânicos (ácido málico, quínico, cítrico e benzóico) e flavanóis, antocianinas e ácido ursólico. É uma planta medicinal utilizada principalmente na prevenção e como desinfectante das vias urinárias. Antiescorbútico; Anti-séptico urinário; Vasodilatador.
Arnica
É constituída por lactonas sesquiterpénicas, óleo essencial, ácidos fenólicos e seus derivados, glicósidos flavónicos, cumarinas e fitoesteróis. Topicamente apresenta as seguintes propriedades: Ação anti-microbiana; Ação anti-inflamatória; Ação anti-reumática; Ação anti-artrítica; Activadora da circulação; Em caso de contusões, luxações, equimoses e edemas; Em irritações cutâneas como o acne, furunculose, picadas de insectos e urticária. A arnica não deve ser aplicada em feridas abertas.
Índice Botânico - B
Bálsamo-do-Peru
Aplicação tópica: Antisséptico; Analgésico e anti-inflamatório; Nas queimaduras e feridas; Em úlceras de decúbito; No hemorroidal.
Barbas de milho
Diurético; Útil em afeções geniturinárias, gota e edema; Na obesidade, em particular quando se verifica retenção de líquidos; Emoliente e reepitelizante; Nas afeções das mucosas.
Bardana
Efeito colerético; Anti-bacteriana e anti-fúngica; Digestivo e aperitivo; Diaforético (estimula a transpiração); Diurético; Adstringente; Na cistite e outras afeções geniturinárias; Externamente, em afeções dermatológicas (acne, seborreia, psoríase).
Beldroega
Anti-inflamatória; Depurativa; Diurética; Emoliente e refrescante; Vermífuga.
Berberis
O caule, a casca da raíz e os frutos da berberis contêm alcaloides, incluindo a berberina.
Útil em infeções; Nas gripes; Antipirético; Estimula o peristaltismo intestinal; Em afeções hepatobiliares, esplénicas e renais; No reumatismo com ou sem hiperuricémia; Na litíase renal e biliar; Reduz a hipertensão e tem atividade cardiovascular.
Bétula
Utiliza-se as folhas e por vezes, cascas e gemas. As folhas têm um elevado teor em flavonóides, óleo essencial, taninos, vitamina C, ácidos fenólicos resinas e sais minerais.
Útil nas infeções urinárias e na urolitíase; possui ação diurética; Adjuvante no tratamento do reumatismo; Evita a formação de pedras nos rins e bexiga.
Boldo
Acção colagoga; Aumento da secreção biliar e acção hepatoprotectora; Aumento da secreção gástrica; Útil em perturbações digestivas; Na disfunção hepática; Diurético; Na obstipação.
Bolsa-de-Pastor
Hemostático; No tratamento sintomático das menorragias e metrorragias leves; No caso de haver tendências para hemorragias; Na atonia uterina; Externamente, em feridas superficiais que sangram, em aplicação nasal quando o nariz sangra.
Borragem
As folhas e flores são ricas em mucilagem poliholósida, ácidos málico e silíco, flavonóides, antocianósidos, vestígios de óleo essencial, alantoína, alcalóides pirrolizidínicos e taninos. O óleo das sementes é constituído principalmente por ésteres de ácidos gordos insaturados, em particular o ácido γ-linolénico (ómega 6), fitoesteróis e carotenóides. Assim as flores e folhas apresentam as seguintes propriedades: Nas afeções das vias respiratórias: constipações, gripes, inflamações orofaríngeas e bronquites; Nas inflamações geniturinárias; Ação diurética. O óleo das sementes apresenta as seguintes propriedades: Útil na hipercolesterolémia; No síndroma pré-menstrual; Transtornos do climatério; Em afeções dérmicas; Favorece o rejuvenescimento cutâneo; Regulador hormonal.
Borututu
É constituída por quinonas, catequinas, polióis e bioflavonóifes. Apresenta as seguintes propriedades: em caso de colesterol elevado; em caso de hepatite; nas afeções do fígado e da vesícula; está também indicado em situações de esteatose hepática e icterícia; ação colerética, laxante e suavemente purgativa; Externamente, em caso de herpes, chagas e afeções da pele.
Boswellia
Ação anti-séptica e anti-inflamatória; Útil no reumatismo e na artrite reumatóide; Em infeções do aparelho respiratório e urinário; Externamente em furúnculos, feridas, dermatites (psoríase), mialgias e articulações dolorosas.
Bróculo
Os bróculos são ricos em glucorafanina, um tipo de glucosilato. Os glucosilatos são compostos secundários, à base de enxofre, com elevado interesse para a saúde humana, uma vez que auxiliam o fígado no seu trabalho de desintoxicação, para além de possuirem uma ação antimicrobiana.
Utilidade na prevenção e regressão das úlceras bem como na proteção das paredes do estômago e intestinos.
Bruco
Acção diurética; Útil em caso de litíase dos rins e da bexiga.
...
No item found!
Índice Botânico - D
Dente de Leão
Utilizam-se as raízes e as folhas. As raízes contêm: constituintes amargos, polifenóis (fitoesteróis, flavonóides, derivados da apigenina e da luteolina), triterpenos, inulina, mucilagem e sais minerais. As folhas comtêm flavonóides, constituintes amargos e sais minerais (em maior quantidade do que na raíz). As raízes apresentam as seguintes propriedades: nas alterações do fluxo biliar; Estimula a diurese; Na perda do apetite; Na dispepsia; Na obesidades, acompanhada de retenção de líquidos; Em todos os estados que beneficiam com a diurese (gota e afeções urinárias). As folhas apresentam as seguintes propriedades: Na perda de apetite; na dispepsia (enfartamento e flatulência); Em todos os estados que beneficiam com a diurese (gota e afeções urinárias).
Índice Botânico - E
Equinácia
A parte da planta utilizada são as raízes. Estas são constituídas por ácidos gordos, óleo essencial, fitoesteróis, rutósido, alcalóides pirrolizidínicos, equinacósidos A e B, equinacinas, entre outros. Apresenta as seguintes popriedades: imunoestimulante, ativando o sistema imunológico celular não específico; Ativa a formação de leucócitos; Ação anti-inflamatória e antiviral; Profilaxia e tratamento de gripes e constipações, estimulando as defesas naturais do organismo; Protege o aparelho respiratório contra agressões; É útil nos casos de convalescença, sobretudo nos casos de infeções causadas por bactérias e vírus; Externamente, cicatrizante de feridas e em ulcerações crónicas.
Erva de São Roberto
É constituída pelo óleo essencial (geraniol, citronelol, linalol, terpineol), taninos, flavonóides (rutina, derivados da quercetina e campferol), constituintes amargos (geraniína) e ácidos fenólicos. Útil nas inflamações gastrointestinais; Anti-diarreico; Diurético; Nas afeções do aparelho urinário; Na gota; Na hipertensão; Em caso de diabetes; Topicamente, em afeções osteoarticulares.
Erva Prata
Diurético; Adstringente.
Espargo
Contém asparagina, uma substância diurética e calmante, clorofila, que é um antioxidante e saponinas com ação supressora das contrações uterinas. É rico em aminoácidos e minerais (potássio, fósforo e cálcio), responsáveis pelas suas propriedades regeneradoras e nutritivas. Auxilia a digestão e está indicado no tratamento de dispepsias, regurgitação e úlceras grástricas. Estimula a lactação em mulheres a amamentar. Também se utiliza nas dismenorreias e problemas de menopausa. Aumenta a fertilidade em ambos os sexos. A raiz utiliza-se na obstipação, estimulando o peristaltismo e como diurético. É desintoxicante e hepatoprotetor. Tem ação de um tónico cardíaco, reduzindo palpitações, calmante. É aconselhado em dietas de emagrecimento e para tratar anemia e diabetes.
Estrelas do Egipto
Adstringente; Emética; Ajuda a controlar a glicémia.
Eucalipto
São utilizadas as folhas e o óleo essencial. O óleo essencial, com cerca de 70% de cineol ou eucaliptol, é constituído também por monoterpenos, butiraldeído, capronaldeído, azulenos, taninos, resina e flavonas derivadas de ácido ursólico. Apresenta as seguintes propriedades: Anti-séptico; Mucolítico; Útil em gripes, tosse e inflamações orofaríngeas; Útil no catarro das vias respiratórias; Hipoglicemiante e vermífugo; Externamente, o óleo essencial é utilizado em problemas reumáticos.
Índice Botânico - F
Fava
As partes utilizadas são as sementes e a vagem. Os seus principais constituintes são os aminoácidos essenciais (triptofano, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, valina, leucina, isoleucina) e ácidos gordos (linoleico, oleico, palmítico). Apresenta as seguintes propriedades: Diurética; Antiespasmódico; Sedativo; Na hipertensão.
Feijoeiro
A parte da leguminosa utilizada é a vagem (pericarpo do fruto sem a semente). É constituída por sais do ácido guanidinamonovalérico, aminoácidos, sais minerais (destaque para o crómio), fibras celulósicas, flavonas, ácido silício e vestígios de heterósidos cianogénicos. Apresenta as seguintes propriedades: Diurético; Ligeiramente hipoglicemiante; Co-adjuvante em afeções urinárias; Na retenção de líquidos (edema, obesidade, hipertensão, gota, entre outras).
Figo
O figo é um fruto altamente energético, muito rico em açúcares, sais de ferro, cálcio, vitaminas e uma goma. A suas sementes contêm uma grande quantidade de mucilagens. É utilizado tradicionalmente como laxante, sendo por isso útil para o alívio da obstipação e também em irritações gastrointestinais, como a colite.
Fel da Terra
Também conhecida como centáurea, entre os principais constituintes temos, em primeiro lugar, os glucósidos amargos e depois, as resinas, os flavonóides, o magnésio e outros sais minerais, o óleo essencial e várias espécies de ácidos.
Para além de ser antipirética e cicatrizante, a planta é tónica, estomacal, laxante, depurativa do sangue, estimulante da secreção gástrica, anti-inflamatória, anti-artrítica, analgésica, carminativa e vermífuga. Combate úlceras, feridas e eczemas através de cataplasmas da planta inteira colocada em cima das partes doentes. Para uso interno pode ser extremamente útil nos casos de falta de apetite e anorexia, digestões pesadas, flatulências, insuficiência hepática, prisão do ventre, vermes intestinais, diabetes, etc. É também muito utilizada em preparados homeopáticos.
Feto-macho
É uma planta rica em iodeto e filicilina, esta última derivada do floroglucinol. A sua ação está concentrada na paralisação dos parasitas intestinais. Possui também propriedades anti-reumáticas e anti-inflamatórias. Geralmente a parte que é usada para esses fins é o broto ainda jovem. Outra forma de usar a planta é através da decocção das folhas. Ela serve para tratar feridas difíceis de sarar, abscessos, furúnculos, carbúnculos, chagas e é também usada contra dores reumatismais.
Apresenta as seguintes propriedades: Anti-parasitário; Vermífugo; Usado na papeira; Em casos de febre; Em hemorragias.
Fragária
Adstringente; Diurética; Útil em doenças dos rins e da bexiga; Na gota e na hiperuricémia; Na hipertensão arterial;
Em caso de edemas: Antioxidante; No reumatismo; Nas doenças hepáticas.
Framboeseiro
Os seus principais constituintes são os taninos (galhotatinos e elagitaninos), ácidos orgânicos, flavonóides, vitamina C e sais minerais. São utilizadas as folhas. Apresenta as seguintes propriedades: Ação adstringente; Ação cicatrizante; Ação anti-inflamatória.
Freixo
Diurética; Nos edemas; Uricosúrico; Na gota e hiperuricémia; Anti-inflamatório leve; Nas doenças inflamatórias reumatismais; Vasoprotector e venotónico; Laxante osmótico. Na gripe.
Fumária
Útil nas disfunções da vesícula, canais biliares e do contracto gastrointestinal; Como depurativo, no tratamento de fundo das dermatites; No reumatismo e na artrite; Diurético; Na asma.
Funcho
Utiliza-se principalmente o fruto e algumas vezes as folhas e raízes. Os frutos são constituídos por fitoesteróis, cumarina, óleo essencial, polissacarídos e proteínas. As folhas são constituídas por flavonóides e vestígios do óleo essencial, enquanto que as raízes são constituídas por cumarinas, sais minerais e vestigios de óleo essencial. Os frutos e o óleo essencial são úteis: nas cólicas gastrointestinais; Nas dispepsias (enfartamento e flatulência) leves; No catarro das vias aéreas superiores; Antissético; Em doses elevadas, emenagogos. As folhas apresentam uma ação cicatrizante e antissética, e as raízes têm uma ação diurética.
Índice Botânico - G
Garcínia
Utiliza-se a casca seca e a polpa do fruto. É constituída por ácido hidroxicítrico, lactonas hidroxicítricas, antocianósidos, compostos fenólicos e sais minerais. Apresenta as seguintes propriedades: No controlo do apetite; Em caso de obesidade; Nas hiperlipidémias.
Genciana
As partes mais utilizadas são as folhas e raízes para fazer infusões. Os seus principais constituintes incluem genciopicrina, amarogentina, gentianina e taninos. Apresenta as seguintes propriedades: Estimulante das secreções gástricas; Útil em problemas digestivos e falta de apetite; Anti-inflamatório; Nas flatulências; Nas disquinesias biliares; Cicatrizante e imuno-estimulante.
Gilbardeira
São utilizados os rizomas e as raízes. Os principais constituintes são os saponósidos (em particular a ruscogenina), flavonóides, sais de potássio e óleo essencial. Apresenta as seguintes propriedades: Nas insuficiências crónicas venosas, com dor, peso, prurido e edema nas pernas; No tratamento das hemorróidas; Nas afeções urinárias, por aumentar a diurese; Nas inflamações pélvicas.
Ginkgo Biloba
É constituída por ginkgólidos A, B,C J e M, flavonóides e biflavonóides, proantocianidinas, glúcidos, ácidos gordos, fitoesteróis e sesquiterpenos. São utilizadas as folhas e apresentas as seguintes propriedades: Antioxidante; Útil em problemas cognitivos e de memória associados à idade; Inibem a agregação plaquetar, prevenindo a formação de coágulos; Alívio dos problemas circulatórios, em particular a nível cerebral; Útil na claudicação intermitente; Em caso de dor de cabeça e ansiedade, resultantes da insuficiência vascular cerebral; Útil em caso de tonturas ou de zumbidos.
Ginseng
Utiliza-se a raiz, sendo esta constituída por saponósidos triterpénicos tetracíclicos poli-hidroxilados, tendo-se descrito já vários ginsenósidos (Rb, Rb2 e Rg1, são os principais). Possui também glúcidos, fitoesteróis, vitaminas do complexo B, óleo essencial, péptidos, poliinas, hidrocarbonetos e álcoois sesquiterpénicos. Apresenta as seguintes propriedades: Aumenta a capacidade de resistência às doenças e ao stress; Efeito tonificante generalizado; Aumenta a longevidade e o crescimento das células normais; Ação antiviral e antiagregante plaquetar; Tónico cardíaco; Agente anti-stress e como um estimulante do sistema imunitário; Aumenta as performances físicas e intelectuais; Útil em indivíduos com um ritmo de vida acelerado, convalescentes, no cansaço geral e na impotência sexual.
Goji (Bagas)
As bagas do goji são utilizadas para fins terapêuticos, porque são compostas por polissacarídos e proteoglicanos, carotenóides (zeaxantina), flavonóides glicosilados (quercetina), ácidos fenólicos (p-cumárico, cafeico, vanílico), entre outros. Propriedades: Tónico; Útil em casos de fadiga e esforço; Útil em regimes para baixar os níveis de glicose; Útil em regimes para baixar os níveis de lípidos; Antioxidante; Favorece uma sensação de bem-estar geral.
Graviola
São utilizadas as folhas, sementes e os frutos. É constituída por lactonas, alcalóides e acetogeninas anonáceas. Apresenta as seguintes propriedades: Coadjuvante em situações neoplásicas;Inibidora da cadeia respiratória do Complexo I (em células neoplásicas); Vermífugo; Antiespasmódica. Como também é um estimulante uterino, não deve ser utilizado por grávidas. Os hipotensos também devem evitar o seu consumo.
Grifonia
Esta planta aumenta a atividade da serotonina, uma hormona produzida pelo cérebro que está diretamente envolvida com o humor, sono e apetite. A diminuição de serotonina tem sido associada à depressão, insónia, transtornos obsessivo-compulsivos, assim como os distúrbios alimentares que causam obesidades, ou o inverso, a bulimia. O 5-HTP (aminoácido) é o principal constituinte ativo da semente. Útil em casos de depressão e ainda auxiliar na ação dos antidepressivos tradicionais.
Groselheiro
São utilizados os frutos (bagas), as folhas e os rebentos. As folhas contêm numerosos flavonóides, pequenas quantidades de óleo essencial, prodelfinidóis, taninos, vitamina C e minerais. Os frutos são ricos em antocianósidos, flavonóides, pectinas, taninos, teor elevado em vitamina C, sais de potássio, glúcidos e sais orgânicos.
As folhas apresentam as seguintes propriedades: Diurético; Acção adstringente; Estimulam as glândulas supra-renais; Na hipertensão; Na artrite e gota; Topicamente, em feridas, ulcerações e faringites.
Os frutos (bagas) apresentam as seguintes propriedades: Diurético; Na fragilidade capilar e microangiopatias retinianas; Na tosse, gripe e constipações (devido à vitamina C); No reumatismo gotoso.
Guaraná
São utilizadas as sementes sendo estas constituídas por cafeína, vestígios de teofilina e de teobromina, taninos catéquicos, saponósidos, colina, resina, mucilagens, pigmentos e amido. Apresenta as seguintes propriedades: Estimulante; Diminui a fadiga motora e psíquica; Aumenta o metabolismo das gorduras; Tónico e energético; Diurético; Afrodisíaco; Útil em dietas de emagrecimento e em casos de fadiga.
Índice Botânico - H
Hamamélia
São utilizadas as folhas e, menos vezes, a casca. As folhas são constituídas por: taninos, flavonóides e deverivados flavónicos, ácidos fenólicos, vestígios de óleo essencial, proantocianósidos e constituintes amargos. As cascas apresentam maiores quantidades de taninos, vestígios de óleo essencial e saponósidos. Apresenta as seguintes propriedades: Nas varizes, flebites e hemorroidal; Ação adstringente e cicatrizante; Reduz a permeabilidade vascular, exercendo uma ação vasoprotectora (aumenta a elasticidade das veias e a resistência capilar) Útil em traumatismos; Nas inflamações ou hemorragias cutâneas e das mucosas; Externamente, é usada em conjuntivites, blefarites, inflamações da orofaringe, ulcerações cutâneas, prurido, entre outras; Com ação hemostática, controla pequenas hemorragias.
Harpago
São utilizadas as raízes secundárias tuberizadas. Esta é constituída por iridóides muito amargos (principalmente o harpagósido com 0,1 a 2%, harpágido, procímbio e procombósido), flavonóides, fitosteróis, ácido cinâmico, óleo gordo, ceras e glúcidos diversos (cerca de 70%, com predomínio de oligossacarídos). Apresenta as seguintes propriedades: Artrites e artroses; Reumatismo e todas as manifestações articulares dolorosas; Fibromialgias; Traumatismos; Entorses; Dores musculares; Excesso de ácido úrico; Na perda de apetite; Nas dispepsias; Na diabetes; Como anti-inflamatório e analgésico.
Hibisco
Utilizam-se as flores, sendo ricas em ácidos orgânicos (cítrico, málico, tartárico e hibíscico), compostos antociânicos, derivados flavónicos, mucilagens ricas em ácidos urónicos e pectinas. Os extratos aquosos têm mostrado ação anti-inflamatória, espasmolítica e hipotensora. Apresenta as seguintes propriedades: Descontamina o meio urinário em apenas um dia; Ajuda a diminuir a aderência das bactérias às paredes do trato urinário; Atua sobre a E. Coli e a Candida Albicans; Promove o conforto urinário e contribui para a diminuição da incidência de infeções urinárias.
Hidraste
Contém os alcalóides da isoquinolina, a hidrastina, a berberina, a berberastina, a hidrastinina, a tetra-hidro-berberastina, acanadinae a canalidina. Apresenta as seguintes propriedades: Hemostático; Vasoconstritor; Adstringente; Útil em hemorragias; Em varizes e úlceras varicosas; Na atonia uterina; Anti-parasitário e antimicrobiano; Externamente, no herpes labial, varizes, hemorróidas, vaginites, conjuntivites e faringites.
Hipericão (Erva de São João)
O extrato de hiperão é obtido a partir das partes aéreas da planta e é constituída principalmente por: antraquinonas/naftodiantronas (hipericina e derivados), derivados do floroglucinol (hiperforina), flavonóides, biflavonas, xantonas, óleos voláteis, aminoácidos, vitamina C, cumarinas, taninos e carotenoides. Apresenta as seguintes propriedades: Atua nas depressões ligeiras a moderadas; Útil em casos de exaustão nervosa e stress; Calmante e tranquilizante; Útil na ansiedade e em problemas de humor; Promove um sono reparador; Em dispepsias e cólicas gastrointestinais; Externamente, em contusões, mialgias e queimaduras ligeiras.
Hipericão do Gerês
Útil: Nas doenças hepáticas; Nas cólicas nefríticas e cistites; Diurético; Cicatrizante; Externamente, em caso de queimaduras e convulsões.
Hortelã-pimenta
Utilizam-se as folhas e o óleo essencial. Estes são constituídos por óleo essencial, flavonóides, taninos, triterpenos, resinas, ácidos fenólicos e constituintes amargos. Apresenta as seguintes propriedades: Nas perturbações do fígado e da vesícula biliar; Na flatulência; Promove a digestão; No cólon irritável; Profilaxia das infecções, em particular das vias respiratórias; Na tosse, bronquite e faringite; Externamente, em sinusite e mialgias.
O óleo essencial das folhas, o mentol, pode ser usado externamente, como refrescante, emoliente, calmante, desodorizante, balsâmico e estimulante.
Huperzia
Útil na diminuição da capacidade cognitiva relacionada com a idade; Impede a degradação da acetilcolina no sistema nervoso; Anti-inflamatória; Antipirética.
Índice Botânico - K
Konjac
As partes utilizadas são os rizomas, dos quais se extraem a goma (goma de konjac), que têm na sua constituição glucomananas e outras mucilagens, hemicelulose e amido. As glucomananas originam no estômago um aumento de volume, levando à diminuição de apetite. Em conjunto com outras mucilagens exercem também um efeito laxante, emoliente e hipolipidémico- Apresentas as seguintes propriedades: No controlo do apetite (aumento da sensação de saciedade); Na redução da absorção de gorduras; Melhora a função intestinal; Útil em dietas de emagrecimento; Nas hiperlipidémias e na hiperglicémia.
No item found!
Para uma pele e cabelo sempre saudáveis

























Horário das Lojas
(*) Famalicão e Viana do Castelo
SEGUNDA - SEXTA
09:30 - 19:30
SÁBADO - DOMINGO
9:30 - 21:30 (*)
Telefone
ESPOSENDE
253 968 190
VIANA DO CASTELO
258 332 026
FAMALICÃO
252 311 680