Tensão Arterial

A pressão ou tensão arterial é a força que o sangue exerce sobre a parede interna das artérias durante a sua circulação.
Essa circulação não se faz de forma contínua mas sim por impulsos que correspondem aos batimentos cardíacos.

Quando os ventrículos do coração se contraem, o sangue neles contido é impelido para a circulação geral, ocorrendo nesse momento uma pressão mais elevada dentro dos vasos e que corresponde à pressão máxima ou sistólica. Quando os ventrículos se dilatam, permitindo a entrada de mais sangue no seu interior, a pressão baixa e os seus valores correspondem à pressão mínima ou diastólica.

Estes valores são normalmente lidos em milímetros de mercúrio: por exemplo uma tensão máxima de 140 corresponde à subida da coluna de mercúrio de um aparelho de medição arterial (esfigmomanómetro) até aos 140 mm. Também é por vezes utilizada a medição em cm, que é talvez mais conhecida junto do público, pelo que aquele valor será nesse caso lido como 14.

A pressão arterial não é sempre a mesma, o que significa que durante o dia se vão produzindo subidas e descidas normais, que dependem da actividade realizadas ou do estado emocional. Assim, o exercício físico, a alimentação e as preocupações podem produzir uma subida temporária da pressão arterial, enquanto que o repouso e o sono produzem uma descida da pressão. Podem desenvolver-se problemas de saúde relacionados com a pressão arterial quando esta permaneça elevada ao longo de meses, ou ainda quando os seus valores aumentam muito subitamente. No idoso, ainda que com a idade a tensão arterial tenha tendência para subir, a sua elevação neste grupo etário não deve ser considerada normal.

Como se mede ?
A pressão arterial mede-se com um aparelho chamado esfignomanómetro. A medição da pressão arterial está hoje em dia mais facilitada, através de equipamentos automáticos, desde que estes estejam bem calibrados.
   Os valores são lidos em milímetros de mercúrio (mm/Hg), por exempo: 140/80, quer dizer que a tensão máxima é de 140mm/Hg, e a mínima de 70. Por vezes usa-se a denominação em centímetros: neste caso seria 14/7.

   Cuidados a ter antes de medir a pressão arterial:
   • Deve descansar pelo menos durante 5 minutos na posição sentado/a
   • Utilize o mesmo aparelho
   • Meça sempre no mesmo braço
   Meça regularmente, uma vez por semana ou quinzenalmente, preferencialmente de manhã ou antes de iniciar a sua actividade diária e registe sempre os valores de pressão arterial.

   Valores de referência:
   Segundo a Organização Mundial de Saúde, considera-se que existe hipertensão arterial quando os valores da pressão arterial são iguais ou superiores a 140 e/ou 90 mmHg. Quando os valores da pressão arterial são inferiores a 140 e 90 mmHg, dizemos que o doente é normotenso ou hipotenso, se os valores forem muito baixos.


© 2021 Pharma4u. All Rights Reserved. Design by JM
Newsletter Pharma4u

Preencha os seus dados e clique em “Enviar” para receber directamente no seu mail todas as novidades e campanhas da Pharma4u.