Índice Botânico - E

Equinácia 
A parte da planta utilizada são as raízes. Estas são constituídas por ácidos gordos, óleo essencial, fitoesteróis, rutósido, alcalóides pirrolizidínicos, equinacósidos A e B, equinacinas, entre outros. Apresenta as seguintes popriedades: imunoestimulante, ativando o sistema imunológico celular não específico; Ativa a formação de leucócitos; Ação anti-inflamatória e antiviral; Profilaxia e tratamento de gripes e constipações, estimulando as defesas naturais do organismo; Protege o aparelho respiratório contra agressões; É útil nos casos de convalescença, sobretudo nos casos de infeções causadas por bactérias e vírus; Externamente, cicatrizante de feridas e em ulcerações crónicas.

 

Erva de São Roberto
É constituída pelo óleo essencial (geraniol, citronelol, linalol, terpineol), taninos, flavonóides (rutina, derivados da quercetina e campferol), constituintes amargos (geraniína) e ácidos fenólicos. Útil nas inflamações gastrointestinais; Anti-diarreico; Diurético; Nas afeções do aparelho urinário; Na gota; Na hipertensão; Em caso de diabetes; Topicamente, em afeções osteoarticulares.

 

 


Erva Prata
Diurético; Adstringente.

 

 

 

Espargo
Contém asparagina, uma substância diurética e calmante, clorofila, que é um antioxidante e saponinas com ação supressora das contrações uterinas. É rico em aminoácidos e minerais (potássio, fósforo e cálcio), responsáveis pelas suas propriedades regeneradoras e nutritivas. Auxilia a digestão e está indicado no tratamento de dispepsias, regurgitação e úlceras grástricas. Estimula a lactação em mulheres a amamentar. Também se utiliza nas dismenorreias e problemas de menopausa. Aumenta a fertilidade em ambos os sexos. A raiz utiliza-se na obstipação, estimulando o peristaltismo e como diurético. É desintoxicante e hepatoprotetor. Tem ação de um tónico cardíaco, reduzindo palpitações, calmante. É aconselhado em dietas de emagrecimento e para tratar anemia e diabetes.

 

 

Estrelas do Egipto
Adstringente; Emética; Ajuda a controlar a glicémia.

 

 

 

 

Eucalipto
São utilizadas as folhas e o óleo essencial. O óleo essencial, com cerca de 70% de cineol ou eucaliptol, é constituído também por monoterpenos, butiraldeído, capronaldeído, azulenos, taninos, resina e flavonas derivadas de ácido ursólico. Apresenta as seguintes propriedades: Anti-séptico; Mucolítico; Útil em gripes, tosse e inflamações orofaríngeas; Útil no catarro das vias respiratórias; Hipoglicemiante e vermífugo; Externamente, o óleo essencial é utilizado em problemas reumáticos.


© 2022 Pharma4u. All Rights Reserved. Design by JM
Newsletter Pharma4u

Preencha os seus dados e clique em “Enviar” para receber directamente no seu mail todas as novidades e campanhas da Pharma4u.