Índice Botânico - H

Hamamélia
São utilizadas as folhas e, menos vezes, a casca. As folhas são constituídas por: taninos, flavonóides e deverivados flavónicos, ácidos fenólicos, vestígios de óleo essencial, proantocianósidos e constituintes amargos. As cascas apresentam maiores quantidades de taninos, vestígios de óleo essencial e saponósidos. Apresenta as seguintes propriedades: Nas varizes, flebites e hemorroidal; Ação adstringente e cicatrizante; Reduz a permeabilidade vascular, exercendo uma ação vasoprotectora (aumenta a elasticidade das veias e a resistência capilar) Útil em traumatismos; Nas inflamações ou hemorragias cutâneas e das mucosas; Externamente, é usada em conjuntivites, blefarites, inflamações da orofaringe, ulcerações cutâneas, prurido, entre outras; Com ação hemostática, controla pequenas hemorragias.

 

Harpago
São utilizadas as raízes secundárias tuberizadas. Esta é constituída por iridóides muito amargos (principalmente o harpagósido com 0,1 a 2%, harpágido, procímbio e procombósido), flavonóides, fitosteróis, ácido cinâmico, óleo gordo, ceras e glúcidos diversos (cerca de 70%, com predomínio de oligossacarídos). Apresenta as seguintes propriedades: Artrites e artroses; Reumatismo e todas as manifestações articulares dolorosas; Fibromialgias; Traumatismos; Entorses; Dores musculares; Excesso de ácido úrico; Na perda de apetite; Nas dispepsias; Na diabetes; Como anti-inflamatório e analgésico.

 

Hibisco
Utilizam-se as flores, sendo ricas em ácidos orgânicos (cítrico, málico, tartárico e hibíscico), compostos antociânicos, derivados flavónicos, mucilagens ricas em ácidos urónicos e pectinas. Os extratos aquosos têm mostrado ação anti-inflamatória, espasmolítica e hipotensora. Apresenta as seguintes propriedades: Descontamina o meio urinário em apenas um dia; Ajuda a diminuir a aderência das bactérias às paredes do trato urinário; Atua sobre a E. Coli e a Candida Albicans; Promove o conforto urinário e contribui para a diminuição da incidência de infeções urinárias.

 

 

Hidraste
Contém os alcalóides da isoquinolina, a hidrastina, a berberina, a berberastina, a hidrastinina, a tetra-hidro-berberastina, acanadinae a canalidina. Apresenta as seguintes propriedades: Hemostático; Vasoconstritor; Adstringente; Útil em hemorragias; Em varizes e úlceras varicosas; Na atonia uterina; Anti-parasitário e antimicrobiano; Externamente, no herpes labial, varizes, hemorróidas, vaginites, conjuntivites e faringites.

 

 

Hipericão (Erva de São João)
O extrato de hiperão é obtido a partir das partes aéreas da planta e é constituída principalmente por: antraquinonas/naftodiantronas (hipericina e derivados), derivados do floroglucinol (hiperforina), flavonóides, biflavonas, xantonas, óleos voláteis, aminoácidos, vitamina C, cumarinas, taninos e carotenoides. Apresenta as seguintes propriedades: Atua nas depressões ligeiras a moderadas; Útil em casos de exaustão nervosa e stress; Calmante e tranquilizante; Útil na ansiedade e em problemas de humor; Promove um sono reparador; Em dispepsias e cólicas gastrointestinais; Externamente, em contusões, mialgias e queimaduras ligeiras.

 

 

 

Hipericão do Gerês
Útil: Nas doenças hepáticas; Nas cólicas nefríticas e cistites; Diurético; Cicatrizante; Externamente, em caso de queimaduras e convulsões.

 

 

 

Hortelã-pimenta
Utilizam-se as folhas e o óleo essencial. Estes são constituídos por óleo essencial, flavonóides, taninos, triterpenos, resinas, ácidos fenólicos e constituintes amargos. Apresenta as seguintes propriedades: Nas perturbações do fígado e da vesícula biliar; Na flatulência; Promove a digestão; No cólon irritável; Profilaxia das infecções, em particular das vias respiratórias; Na tosse, bronquite e faringite; Externamente, em sinusite e mialgias.
O óleo essencial das folhas, o mentol, pode ser usado externamente, como refrescante, emoliente, calmante, desodorizante, balsâmico e estimulante.

 

Huperzia
Útil na diminuição da capacidade cognitiva relacionada com a idade; Impede a degradação da acetilcolina no sistema nervoso; Anti-inflamatória; Antipirética.


© 2024 Pharma4u. All Rights Reserved. Design by JM
Newsletter Pharma4u

Preencha os seus dados e clique em “Enviar” para receber directamente no seu mail todas as novidades e campanhas da Pharma4u.